Fly & Tour na Ilha Terceira!
- Informação
- Itinerário
- Galeria
- Viagens Semelhantes
What's included
- Circuito de dia inteiro com almoço na ilha
- Passeio de meio dia a Pé pela cidade
- Pequeno Almoço
- Seguro de viagem com protecção Covid-19
- Taxas de aeroporto e de segurança
- Transfer de chegada e partida
- Voo Porto/Ponta Delgada/Terceira/Ponta Delgada/Porto com SATA em classe económica
- Aumentos em passagens aéreas ou impostos governamentais
- Serviços não indicados especificamente no itinerário
Localização
A Terceira é um dos principais pontos de entrada dos Açores, formando em conjunto com com as ilhas de Graciosa, São Jorge, Pico e Faial o grupo Central do Arquipélago.
Segunda ilha mais habitada dos Açores, com 56 437 residentes (dados de 2011), a ilha Terceira tem 401,9 km2de superfície, com 30,1 quilómetros de comprimento e 17,6 quilómetros de largura máxima. É a ilha mais a Leste das cinco que compõem o Grupo Central do arquipélago e a ilha mais próxima é a de São Jorge, a 37,9 km de distância. O ponto mais elevado da ilha, aos 1021 m de altitude, está situado na Serra de Santa Bárbara, a 38°43’47’’ de latitude norte e 27°19’11’’ de longitude oeste.
A Cidade
Angra do Heroísmo é uma cidade açoriana localizada na costa sul da Ilha Terceira, com cerca de 10 800 habitantes na sua zona central e 21 300 habitantes na sua área urbana, sede de um município com 239 km² de área e 35 402 habitantes (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município da Praia da Vitória, sendo banhado pelo Oceano Atlântico em todas as demais direções. A cidade é a capital histórica dos Açores e sede da diocese de Angra, a qual inclui a totalidade do arquipélago. A riqueza da sua história e património edificado levou a que a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo fosse classificada como Património Mundial pela UNESCO a 7 de Dezembro de 1983. A cidade é sede do Regimento de Guarnição nº1, uma das mais antigas unidades militares portuguesas.
A História
A Terceira é uma das nove ilhas dos Açores, integrante do chamado “Grupo Central”. Primitivamente denominada como Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo das Terceiras, foi em tempos o centro administrativo das Ilhas Terceiras, como era designado o arquipélago dos Açores. A designação Terceiras aplicava-se a todo o arquipélago do Açores visto ter sido o terceiro arquipélago descoberto no Atlântico (o arquipélago das Canárias era designado de Ilhas Primeiras e o arquipélago da Madeira por Ilhas Segundas, segundo a ordem cronológica de Descoberta). Com o avançar dos anos esta ilha passou a ser conhecida apenas por Ilha Terceira.
A terceira paragem do arquipélago a ser reconhecida por navegadores portugueses, provavelmente entre finais de 1420 e inícios de 1430, começa por ser designada Ilha de Jesus Cristo. O posterior rebatismo para Terceira leva em conta a ordem das descobertas anteriores, Santa Maria e São Miguel. O povoamento é mais tardio do que no grupo oriental, pois só em 1449 o Infante D. Henrique incumbe Jácome de Bruges, flamengo de nascença, de humanizar a ilha. Apesar deste primeiro investimento, o efetivo povoamento da ilha só terá sido realizado a partir de 1470, tendo como zonas centrais Praia e Angra, que gizaram o aparecimento de povoações pelo resto do território.
Nos séculos XV e XVI, a relevância da baía de Angra não só é notória como entreposto comercial interno, promovendo o circuito de produtos regionais produzidos nas demais ilhas, como assume ainda maior protagonismo como escala inter-continental para as naus que navegavam entre a Europa e as distantes América e Índia. A cidade de Angra, fundada em 1534, torna-se o fulcro político, económico e religioso dos Açores e a ela abundam metais preciosos e especiarias exóticas que tornam a ilha num alvo privilegiado e continuado de corsários ingleses, franceses, castelhanos e flamengos.
Em 1580, perante a subida ao trono de Portugal do rei espanhol Filipe II, os terceirenses apoiam as pretensões de D. António, Prior do Crato, candidato português. Espanha procura debelar a rebelião, mas o primeiro desembarque de tropas castelhanas, em 1581, resulta na sua pesada derrota na famosa Batalha da Salga. Dois anos depois, os hispânicos regressam em maior número e alcançam o domínio insular após violentos combates. Com a Restauração de 1640, Portugal recupera a independência e a Terceira solidifica a sua posição central no arquipélago.
O espírito de bravura dos locais volta a ser testado durante as Guerras Liberais. Maioritariamente adepta da causa liberal, a população terceirense reage contra o domínio absolutista, já comodamente instalado noutras paragens. Em 1829, uma feroz batalha naval termina com a derrota das tropas absolutistas de D. Miguel que tentavam desembarcar no areal da Praia. Perante o feito, esta vila passa a ser conhecida por Praia da Vitória. Durante este conturbado período histórico, a Terceira funciona como base para D. Pedro IV organizar a reconquista do trono e consolidar a monarquia constitucional. Angra é nomeada capital do reino de Portugal e obtém o acrescento “do Heroísmo”. Em 1832, assiste-se à largada da armada e exército rumo ao continente, onde desembarcará na praia do Mindelo, momento chave na vitória do ideal liberalista.
Durante a Segunda Guerra Mundial, permite-se aos britânicos instalarem uma base militar próxima da Praia da Vitória, que posteriormente passa para a Força Aérea Norte-Americana. A conhecida e ainda hoje operante Base das Lajes traz novas influências aos habitantes locais. Ciosa do passado histórico repleto de grandes feitos, a Terceira mantém-se actualmente uma ilha dinâmica no contexto do arquipélago, tendo o centro histórico angrense sido reconhecido, em 1983, como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.
- 1º Dia
- 2º ao 4º Dia
- 5º Dia
Porto - Ponta Delgada - Angra do Heroísmo
Comparência no Aeroporto do Porto duas horas antes do voo para formalidades de embarque. Às 12:35 partida a bordo da SATA no voo S4 173 com destino a Ponta Delgada, com chegada prevista às 14:00, hora local. Mudança de avião e novo embarque no voo SP408 das 20:05 com chegada ao Aeroporto da Terceira às 20:45. Formalidades de desembarque, assistência e transfer com destino ao Zenite Boutique Hotel & Spa****. Alojamento
Ilha Terceira
Pequeno almoço no hotel. Dias dedicados aos Tours incluídos no programa e tempo livre para actividades de gosto pessoal. Alojamento no Zenite Boutique Hotel & Spa****.
Angra do Heroísmo - Ponta Delgada - Lisboa
Em hora a combinar será efectuado o transporte para o Aeroporto. Às 06:55 partida a bordo da SATA no voo SP 401 com destino a Ponta Delgada, com chegada prevista às 07:40. Mudança de avião e novo embarque no voo S4 172 das 08:25 com chegada ao Aeroporto do Porto às 11:40 , hora local. Formalidades de desembarque e fim dos nossos serviços.